O café coado é uma tradição apreciada em todo o Brasil e também no mundo, esse é um método de preparo de café que preserva a essência dos grãos, permitindo que seus sabores naturais sejam destacados em uma bebida limpa e equilibrada, com corpo mais leve. Também é um método bastante versátil e pode ser interpretado de diversas formas.
Aqu,i você vai aprender a fazer o café coado no estilo barista, com técnicas que aperfeiçoam o sensorial da bebida e dicas extras para extrair um café de alta qualidade. Destacamos que você também pode incorporar o que aprender aqui à sua própria técnica e aprimorá-la.
Então, vamos aprender a fazer o tradicional café coado?

Como fazer o café coado perfeito? Passo a passo da Receita.
Para fazer um bom café coado, antes de mais nada, você vai precisar de um bom café. Recomendamos sempre consumir cafés gourmet ou especiais, além de proporcionarem maior segurança por se tratarem de grãos mais limpos, também são mais aromáticos e saborosos, conheça os Melhores Cafés em Grãos e as Melhores Marcas de Café através dos nossos artigos.
Apesar de nossa recomendação, também é possível preparar um bom café coado com café tradicional, basta seguir as instruções abaixo:
Instruções:
Aqueça a água
Aqueça a água até quase atingir o ponto de fervura e desligue quando estiver subindo pequenas bolhas de ar pela panela. O ideal é preparar o café com água em ponto de chá (entre 75ºC e 80ºC) para preservar melhor o sabor e o aroma da bebida.
Uma possibilidade é esperar ferver e aguardar um minutinho para a água esfriar um pouco.
Prepare o café moído
Meça a quantidade desejada de café, de preferência um café moído na hora na moagem média, geralmente de 1 a 2 colheres de sopa por xícara. Para aprimorar ainda mais o preparo, ‘’escalde’’ o filtro antes de colocar o pó de café nele, você basicamente vai limpar o filtro com a água quente para retirar as impurezas do papel ou do pano.
Além de fazer com que o café entre em contato direto com uma superfície quente.
Ah, se ainda não tem um moedor, confira nosso artigo onde avaliamos os moedores de café do mercado.
Faça a Infusão
Após descartar a água que foi utilizada para escaldar o filtro, coloque o pó de café soltinho mesmo, sem apertá-lo contra o filtro. Despeje a água quente sobre o café moído em movimentos circulares, garantindo que todos os grãos sejam tomados pela água uniformemente. Observe a liberação dos aromas enquanto o café infunde.
Aguarde a extração
Vamos brincar de Barista?
Para extrair um café muito saboroso e aromático, divida os ‘’ataques’’ de água em três partes, após despejar a primeira parte de água, aguarde 60 segundos, despeje a segunda parte e aguarde 45 segundos e depois despeje a última parte.
A extração deve levar, no máximo, 3 minutos. Esse tempo pode ser ainda menor se você estiver usando grão de café tradicional ou extra-forte. Cortar a extração no tempo certo é importante para não ‘’super extrair’’ o café e, assim, obter um café amargo.
Sirva e desfrute
Assim que a infusão estiver completa, retire o filtro e sirva o café coado em uma xícara. Aprecie a riqueza de sabores e aromas desta técnica clássica.

Conclusão
Ao seguir este passo a passo, você está prestes a transformar o seu café coado em arte, celebrando a tradição e a simplicidade que tornam essa técnica tão especial.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você de alguma forma. Agradecemos sua leitura! Ficamos por aqui, até a próxima.