☕:
|
☕:
|
☕:
|
- ✅Café Especial
- ✅Torra Média
- ✅Sensorial de Amêndoas, Caramelo e Cacau
- ✅Café Gourmet
- ✅Torra Média
- ✅Sensorial de Frutas Secas
- ✅Café Especial
- ✅Torra Média
- ✅Sensorial Amêndoas, Cana de Açúcar e Chocolate
Os melhores cafés são os cafés especiais. E o melhor café especial em grãos é o Moka Peaberry da empresa de café Dutra, proveniente de uma seleção especial de grãos menores chamado Mokinha, além de possuir um preço bem competitivo.
E o melhor café gourmet em grãos é o Bourbon Espresso da marca Baggio, além de possuir características e sabores únicos, a Baggio é uma das marcas de café que coleciona mais premiações do mercado de café em grãos.
O Octavio Café conquista o terceiro lugar de melhores cafés em grãos pela sua tradição de mais de 100 anos , seus cafés especiais se destacam pelos sabores acentuados na bebida, além de ser uma das melhores marcas de café do mercado brasileiro.
É importante ressaltar que os cafés especiais são de qualidade superior ao café gourmet, trouxemos aqui outras opções para você conhecer, mas quando possível, o ideal é sempre optar por consumir cafés especiais.
Outro ponto importante é a qualidade da água usada: caso queira saber mais, redigimos uma pesquisa sobre as melhores águas minerais, experimente com diferentes opções. Além de um artigo sobre o melhor purificador de água para cada situação.
Trouxemos também outras variedades de grãos e marcas de café que podem te impressionar , prepare seu cafézinho e acompanhe a gente!
- 1- Moka Peaberry – Dutra: Seleção Especial
- 2- Bourbon Espresso – Baggio: O Melhor Gourmet
- 3- Octavio Café: Especial c/Tradição
- 4- Gran Reserva da Família Baronesa: Premiado
- 5- Mogiana – Santo Grão: Café da Mogiana Paulista
- 6- Santa Mônica: Café do Sul de Minas Gerais
- 7- Rituais – Três Corações: Café Superior
E para quem quer manter seu café quente para viagem ou beber com calma, também escrevemos artigos selecionando os melhores copos térmicos e as melhores garrafas térmicas do mercado.

Café Dutra Moka Peaberry
- Classificação: Especial
- Torra: Média
- Sensorial: Amêndoas, Caramelo e Cacau
- Peso: 250g ou 500g
O Moka Peaberry da marca Dutra é o melhor café em grãos, possui classificação de café especial e torra média. Esse café em grãos se destaca por ser um café especial com um preço abaixo da média, é um excelente custo benefício.
Os grãos de café do Moka Peaberry são provenientes de uma variedade nomeada de ”Mokinha”, esses grãos são sementes com tamanho reduzido e não se dividem em duas metades, são encontrandos em pequena quantidade nas árvores de café.
O Mokinha é uma grão de café que entregam um sabor exótico, é cultivado em lavoura sustentável e colhidos à mãos, são grãos selecionados para produzir os melhores lotes de café em grãos. O Moka Peaberry do Cafés Dutra apresenta notas sensoriais de amêndoas, caramelo, cacau e nozes, naturalmente doce, entregando sabores que podem harmonizar com qualquer hora do seu dia.
Ah, outro acessório prático é a chaleira elétrica para esquentar água mais rápido antes de preparar um café coado. Selecionamos as melhores chaleiras elétricas disponíveis hoje em outro artigo.
Baggio Café Bourbon Espresso
- Classificação: Gourmet
- Torra: Média
- Sensorial: Frutas Secas
- Peso: 500g
O Bourbon Espresso da Baggio Café é o melhor café em grão na classificação Gourmet, os cafés da Baggio são altamente recomendados pelos apreciadores de cafés em grãos, além de estarem sempre presentes nos mais vendidos no mercado.
Nós fizemos uma avaliação completa da Baggio e todos os seus cafés, caso queira conferir.
Os cafés da Baggio Café já colecionam 13 prêmios pela ABIC nas categorias de ”Melhores da Qualidade” e ”Consistência e Qualidade”, não à toa é um dos cafés em grãos mais requisitados e bem avaliados. Nós provamos o Bourbon Espresso da Baggio e concordamos que está entre os melhores cafés em grãos na classificação Gourmet.
O Bourbon Espresso é proveniente de uma variedade de café chamada ”Bourbon Amarelo”, são grãos de café com coloração amarelada que são conhecidos por entregar maior doçura e baixa acidez, excelente para os paladares que estão começando a apreciar cafés de alta qualidade.
O Bourbon Espresso é um café em grãos delicado, mas que possui notas degustativas marcantes. Corpo e doçura se fazem presentes entregando uma acidez sutil, tudo isso com um aroma único de frutas secas.
Octavio Café Especial Classic
- Classificação: Especial
- Torra: Média
- Sensorial: Amêndoas, Cana de Açúcar e Chocolate
- Peso: 250g
Os cafés especiais da Octavio estão entre os melhores cafés em grãos, sendo uma das marcas de café de maior destaque, a Octavio conta com mais de 100 anos de tradição, atuando no mercado do café desde os anos 1890.
Este café em grãos é um café especial característico da região da Mogiana Paulista, famosa por produzir grãos de alta qualidade. A Octavio é conhecida pela sua seleção cuidadosa de café em grãos especiais, apresentando acidez agradável e doçura duradoura.
Além disso, o café em grãos Octavio possui corpo com textura cremosa e aveludada, também intenso e marcante. Sua agradável fragrância apresenta sensorial de castanha e amêndoas, e também possível perceber notas de chocolate, caramelo, baunilha, nozes, cana de açúcar e frutas maduras.
O café em grãos Gran Reserva da Família Baronesa é um destaque entre os melhores cafés em grãos de classificação Gourmet. O café Baronesa Gourmet Premium ganhou 1º lugar no 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café Origens do Brasil. Essa premiação concede ao café Baronesa um maior pestígio, já que a marca produz o café em grãos Gourmet de forma totalmente artesanal.
Os grãos de café da Gran Reserva da Família Baronesa preparam um café com acidez mais acentuada e finalização longa, o corpo da bebida é sedoso e aveludado, com aroma intenso e sabor adocidado. O café em grãos Baronesa é um café Gourmet de destaque por entregar uma bebida saborosa e por ser produzido de forma totalmente artesanal, por isso o slogan da marca é ”Café feito com arte.”.
Café Santo Grão Mogiana em Grãos
- Classificação: Especial
- Torra: Média
- Sensorial: Licoroso
- Peso: 250g, 500g ou 1kg
O café em grãos Mogiana, da marca de café Santo Grão é um dos melhores cafés em grãos do mercado, sendo outro destaque de classificação especial e torra média. Este café em grãos também é um dos mais procurados pelos amantes de café especial, e a marca Santo Grão está entre as mais bem avaliadas pelo público geral.
O café em grão Mogiana da Santo Grão, proveniente da Alta Mogiana Paulista, se destaca pelas suas características. Este é um café em grão que promete resultar em uma bebida encorpada e aveludada, além disso possui um perfil sensorial marcante com notas doces, de caramelo e licorosas com baixo amargor definem sua experiência sensorial. Notas que se acentuam quando o café é harmonizado com pudim de leite.
Café Gourmet Santa Mônica
- Classificação: Gourmet
- Torra: Média
- Sensorial: Achocolatado
- Peso: 250g
O café Gourmet em grãos Santa Mônica está entre os melhores cafés em grãos. Esse café em grãos é produzido na Região Machado, Sul de Minas Gerais, região privilegiada onde são produzidos excelentes grãos de café.
O café Santa Mônica Gourmet promete um corpo ”incomparável”, com cremosidade e doçura acontuadas. Este grão de café faz uma bebida com baixa acidez, notas achocolatadas e aroma de caramelo.
É importante pontuar que alguns consumidores relataram terem recebido um café com ”torra velha”, quer dizer que a torrefação do café havia sido feita há muitos meses e isso prejudica a experiência sensorial da bebida.
3 Corações Rituais em Grãos
- Classificação: Superior
- Torra: Média-Escura
- Sensorial: Chocolate Meio Amargo e Caramelo
- Peso: 500g
O café Rituais da Três Corações é um café de classificação Superior, diferente dos demais cafés aqui selecionados, é um café que pode ser facilmente encontrado em mercados. Este é um café em grãos tipo arábica do Cerrado Mineiro, região conhecida por produzir os melhores cafés em grãos.
O Rituais da Três Corações é um grão que prepara uma bebida de corpo intenso e acidez média-baixa, também promete notas de chocolate amargo e caramelo.
Mais de uma vez, já nos relataram que a torra do grão foi além do ponto, e que isso vai contra a classificação de torra que a marca de café promete, uma torra acima da média queima o grão e torna o café amargo. Fique atento caso seja necessário devolver.
E nós fizemos uma avaliação completa de toda a linha, respondendo mais profundamente a esta pergunta se o Café 3 Corações Rituais é bom de verdade.

Como escolher o melhor café em grãos?
Para escolher o melhor café em grãos para você, é necessário avaliar algumas características dos cafés, como: torra, notas sensoriais e acidez. Assim você vai descobrir qual tipo de café em grãos é mais agradável para o seu paladar.
Torras
As torras dos cafés são, geralmente, CLARA, MÉDIA E ESCURA. Cada um desses tipos de torra vai trazer uma bebida diferente, a torra CLARA é característica de cafés com alta acidez e sabor frutado, enquanto a torra MÉDIA traz o equilibrio perfeito entre acidez e sabor, também doçura. Já a torra ESCURA é característica de cafés com amargor em maior intesidade.
No geral, a torra MÉDIA é a que vai entregar mais benefícios para o consumidor, por isso a maioria dos cafés especiais e gourmets são torrados dessa forma. Lembre-se que café amargo não é sinônimo de café de qualidade, na verdade a torra ESCURA muitas vezes é feita para mascarar defeitos do grão. Opte sempre pela torra MÉDIA ou CLARA, mesmo que isso custe desacostumar o seu paladar com o amargor do café tradicional.
Outro ponto importante sobre a torra é, ao comprar o produto, veja se é possível mandar mensagem para o fornecedor e peça para que ele te envie um café de torra mais recente. A fim de evitar receber um café de torra velha. Vale mostrar ao fornecedor que você é um cliente que entende do assunto.
Notas Sensoriais
Notas sensoriais são experiências comuns de sabor que nós relacionamos com certas coisas que consumimos, não são misturas ou sabores adicionados a bebida. A partir da torra do café, é possível chegar em notas sensoriais diferentes, cada safra de cada variedade depois da torra vai adquirir caracteríricas sensoriais únicas.
Essas notas sensoriais do café em grão muitas vezes são percebidas somente por paladares atentos, são lembranças sensoriais e também dependem completamente da interpretação pessoal do consumidor.
Veja quais notas sensoriais cada um dos cafés em grãos oferecem e identifique os de sua preferência ou se aventure em novos sabores de café.
Acidez
A acidez é um ponto crucial para analisar ao escolher um café em grãos, como você pôde notar em nossa lista, há cafés em grãos com baixa acidez como o Bourbon Espresso da Baggio Cafés, há também cafés com acidez acentuada como o Gran Reserva da Família Baronesa, cabe a você decidir qual nível de acidez agrada mais o seu paladar.
Para quem não sabe a resposta, nós, da Universidade do Café, indicamos experimentar cafés em grãos com acidez acentuada ou agradável, acreditamos que a acidez faz parte da experiência sensorial de qualquer fruta, e vale lembrar que o café é uma frutinha torrada.

Como fazer café especial e gourmet?
Para preparar cafés especiais e gourmets é necessário alguns cuidados, para assim extrair o melhor do seu café. Não é indicado preparar cafés especiais ou gourmets da mesma forma que se prepara o café tradicional, tampouco utilizar os mesmos utensílios. Veja abaixo algumas técnicas que você pode utilizar para preparar um excelente café!
Não utilize água fervendo
Para preparar o seu café em grãos, seja café especial ou café gourmet, utilize seu método de preparo favorito. Seja na prensa francesa ou na cafeteira italiana, ou até mesmo no tradicional coador, o ideal é que você não utilize água fervendo para passar o café. A água fervendo pode superextrair o seu café e deixá-lo amargo e sem sensorial algum.
Não conserve o café por muito tempo
Além da água que não deve ser fervida, também é importante não colocar o seu café especial ou gourmet numa garrafa térmica. Os cafés especiais e gourmets devem ser consumidos na hora do preparo, a não ser que você não se importe que seu café perca suas propriedades aromáticas e sensoriais.
Evite utilizar coador de pano
Nós, da Universidade do Café, recomendamos que você prepare o seu café no coador tradicional, mas evite utilizar coador de pano, porque ele carrega resquícios de outras bebidas que podem interferir no sabor do seu café.
Se você é um amante do método do paninho, não é impossível usá-lo, mas você terá que ter alguns cuidados extras com o seu coador de pano, como lavá-lo corretamente a cada uso e armazená-lo na geladeira dentro de uma vasilha hermeticamente fechada com água filtrada. Também é necessário trocar o seu coador a cada mês.

Café Especial, Gourmet ou Superior? Qual escolher?
Sempre que puder, escolha o café especial ou gourmet, esses são os melhores cafés para serem consumidos em termos dequalidade do grão.
Os nomes Gourmet, Superior e Tradicional são categorias de classificação da qualidade do grão do café criados no Programa de Qualidade do Café da ABIC. Sendo assim, o café Tradicional possui uma nota igual ou maior a 4,5 e inferior a 6; Superior, nota igual ou maior a 6 e até 7,2; e Gourmet, nota igual ou superior a 7,3 e até 10.
Já o café de classificação Especial possui outro método de avaliação, de acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100).
Então quer dizer, em termos de qualidade, o café especial se destaca, são grãos que passam por um processo extremamente criterioso de qualidade, são grãos que apresentam aroma, sabor, acidez, harmonia e um conceito final.
De modo geral, recomendamos que você opte sempre por marcas de café focadas em café especial, a diferença de qualidade entre os cafés especiais e os cafés de outras classificações é gritante.

Perguntas Frequentes
Por que café em grãos é melhor do que o café moído?
Comprar café em grãos em vez de café moído oferece diversas vantagens, principalmente em relação à qualidade e frescor da bebida. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve optar por comprar café em grão:
Preservação do frescor
O café em grãos mantém seu frescor por mais tempo. Uma vez que o café é moído, a exposição ao ar, luz e umidade pode causar uma rápida deterioração do sabor e aroma. Comprar grãos inteiros e moer apenas antes de preparar o café ajuda a preservar a qualidade da bebida.
Aromas e sabores mais intensos
O processo de moagem libera os óleos essenciais e os compostos aromáticos presentes no café. Quanto mais recentemente moído, mais você aproveita esses aromas e sabores ricos e complexos. O café moído há muito tempo perde essas características rapidamente.
Controle da moagem
Ao comprar café em grãos, você tem a flexibilidade de escolher o tamanho da moagem de acordo com o método de preparo que pretende utilizar. Diferentes métodos, como a prensa francesa, a cafeteira de filtro ou a máquina de espresso, requerem moagens diferentes para obter os melhores resultados. Com grãos inteiros, você pode ajustar a moagem conforme necessário.
Exploração de origens
Muitos amantes de café gostam de explorar diferentes origens e perfis de sabor. Comprar café em grãos oferece a oportunidade de experimentar uma variedade maior de opções, já que muitos cafés especiais são vendidos apenas nesse formato.
Por que os cafés especiais e gourmets são mais ”fracos”?
Ao preparar o seu café em grãos especial ou gourmet no coador tradicional, você vai perceber que ele vai ficar com uma cor mais clara, isso se deve ao fato do café ter passado pelo processo de torragem média ou clara.
Nós estamos muito acostumados com o café preto, mas esse café é resultado de um grão demasiadamente torrado, muitas vezes queimado para mascarar falhas nos grãos (grãos podres), esse é o caso do café tradicional e do café extra forte. É característico dos cafés espeicais e gourmets uma cor menos intensa porque são torrados de forma que não queima o grão.
Assim como a coloração muito intensa do café indica que ele é de baixa qualidade, o amargor também é indicativo de um café abaixo da média. Cafés de qualidade possuem coloração menos intensa e não apresentam amargor, e sim acidez e doçura naturais do fruto.
De modo geral, se você prefere um café mais intenso, experimente o preparo na prensa francesa ou na cafeteira italiana. Não deixe de conferir nosso artigo especial, para conhecer e escolher entre a Moka Italiana ou a Cafeteira Francesa.
Como Moer o Café em Grãos?
Para moer o seu café em grãos você vai precisar de um moedor de café, não é recomendado moer o café com outro tipo de utensílio doméstico.
Existem vários tipos de moedores de café, desde os tradicionais manuais, que ainda são os melhores, e também os moedores elétricos. Se você ainda não tem um moedor, vale explorar o guia completo dos melhores moedores de café.
Se você não está planejando investir agora em um moedor, vale comprar o café em grãos e ir até uma cafeteria local e pedir para moerem para você, mas saiba que, depois de moído, o café começa o processo de oxidação e ao longo do tempo ele perde suas propriedades sensoriais.

Conclusão
O melhores cafés em grãos são o especial Moka Peaberry do Cafés Dutra por apresentar qualidade, custo benefício e autênticidade com seu grão não convencional, o Gourmet Bourbon Amarelo da marca Baggio que entrega uma variedade de sabores e aromas e, por fim, os cafés especiais da Octavio Cafés com sua tradição centenária que consolidou uma forte referência no mercado de cafés especiais no Brasil.
Vários dos cafés que trouxemos possuem prêmios nacionais e valem a pena conhecer, recomendamos cada um dos cafés em grãos avaliados, agora cabe à você decidir que tipo de experiência você está procurando!
Ah, e se você quer entender mais a fundo, confira nosso artigo sobre quais os diferentes tipos de café que existem.
Ficamos por aqui, agradecemos por nos acompanhar nessa avaliação que preparamos com todo cuidado para trazer para você informações verídicas e atualizadas sobre o mundo do café, até mais!