Como fazer café gelado? Receita do famoso Cold Brew.

Atualizado em:

O café gelado (ou cold brew) é a melhor alternativa para os dias quentes, além de ser uma das principais receitas de café servidas em cafeteria.

O café gelado pode ser degustado das mais diversas formas, podendo ser servido com gelo, com água tônica, com limão, laranja ou tangerina, entre outras infinitas possibilidades. O café gelado preserva os sabores mais complexos do café, proporcionando uma bebida suave e equilibrada.

Neste artigo, você vai aprender a fazer o café gelado ao estilo do barista, o verdadeiro café gelado extraído da forma correta para resultar em uma bebida com sabor suave.

Vamos juntos explorar passo a passo como preparar um delicioso café gelado em casa?

O que é Cold Brew?

O cold brew é uma forma de preparar café que envolve a infusão de grãos de café moídos grosseiramente em água fria por um período mais longo do que o método tradicional de preparo com água quente. O resultado é uma bebida suave, menos ácida e repleta de sabores complexos, com infinitas possibilidades de preparo.

Como fazer café gelado em casa?

Fazer o café gelado (cold brew) em casa é simples, econômico e oferece a oportunidade de personalizar a bebida de acordo com suas preferências. Esse passo a passo é o mesmo utilizado por baristas experientes!

Ingredientes Necessários:

1. Café de boa qualidade, gourmet ou especial (moído grosseiramente). Para conhecer os melhores cafés para fazer o cold brew, confira a nossa seleção de Cafés em Grãos e o de Marcas de Café’;
  2. Água filtrada;
  3. Filtro de café descartável;
  4. Recipiente grande (jarra ou garrafa);
Café Gelado Cold Brew Como Fazer Casa

Passo a Passo

Escolha do café

Opte por grãos de café de qualidade, de preferência com notas e aromas que você aprecie. Grãos de torra média ou média escura funcionam bem no cold brew. O importante é não utilizar cafés tradicionais de supermercado, porque são moídos muito finos, ocorrerá uma super extração que resultará em um café amargo, o que pode assustar você. Se você quer extrair uma bebida suave e aromática tal qual um cold brew de cafeteria, um café de qualidade é fundamental.

Moagem dos grãos

Moer os grãos de café grosseiramente, na moagem grossa ou ‘’moagem de prensa francesa’’. A moagem grossa também é essencial para evitar que o café fique excessivamente amargo durante o processo de infusão.

Se você não tiver um moedor, pode escolher o que você mais se identifica na nossa seleção dos de Moedores de Café, com opções manuais ou elétricas. Nós, da Universidade do Café, adoramos moedores manuais.

Proporção café e água

– Utilize a proporção de 1:4 (uma parte de café para 4 partes de água) a 1:8 (uma parte de café para 8 de água) de café para água, dependendo de quão forte você deseja o seu cold brew. Experimente diferentes proporções para encontrar a que mais lhe agrada.

Combinação e infusão

Coloque o café moído no recipiente escolhido e adicione água filtrada. Mexa suavemente para garantir que todos os grãos estejam submersos na água filtrada.

Cubra o recipiente e deixe-o na geladeira por pelo menos 12 horas, ou até 24 horas, para uma infusão mais completa.

Filtragem

Após o período de infusão, filtre o café para remover os grãos. Você pode usar um filtro de café descartável ou filtro de café de pano. Esse processo costuma demorar um pouco, seja paciente.

Armazenamento

Você pode filtrar o café diretamente na jarra onde vai armazená-lo para economizar tempo. Armazene a jarra na geladeira e agora é só servir!

Café Gelado Cold Brew Como Fazer

Dicas para servir o seu café gelado

Adoçar e Saborizar

Experimente adicionar xaropes, leite condensado ou essências para dar um toque único ao seu cold brew, também é possível preparar o cold com água tônica ou limão. Sirva o cold brew com gelo para uma experiência mais refrescante, especialmente em dias quentes.

Aproveite o Processo

O cold brew é uma arte, e ajustar os tempos de infusão e as proporções permite que você personalize a bebida de acordo com o seu gosto pessoal. Crie bebidas únicas e autorais, explore a sua criatividade!

Conclusão

Ao seguir este guia detalhado sobre como fazer café gelado em casa, você está prestes a conhecer a arte do cold brew e manter o seu ritual de tomar café mesmo em dias quentes. Experimente diferentes variações, ajuste os ingredientes conforme sua preferência e descubra o prazer de um café gelado feito sob medida. Fazer cold brew em casa é uma experiência gratificante que coloca você no controle total do processo de preparo do café.

Nós, da Universidade do Café, estamos sempre trazendo as melhores receitas e métodos de preparo com a prévia avaliação dos baristas do time. Ficamos agradecidos pela sua leitura e esperamos que você faça um delicioso café gelado na sua casa. Até mais!

Foto do autor

AUTOR(A)

Eu sou Ana Laura, estudante de publicidade e já trabalhei como barista em algumas cafeterias por aí. Adoro testar grãos, cápsulas e métodos diferentes de extração e faço questão de ensinar sobre a importância de consumir cafés de qualidade.