A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é um clássico método de preparo de café. Inventada por Alfonso Bialetti em 1933, tornou-se muito popular por sua simplicidade e eficiência na preparação de café ‘’espresso’’ em casa, ou pelo menos algo bem próximo do espresso.
Esse método de preparo é bastante apreciado porque preserva os óleos naturais do café, resultando em uma bebida encorpada, intensa e cheia de aroma. A cafeteira italiana também é uma escolha popular entre os amantes do café que buscam uma experiência autêntica devido ao seu sistema intrigante, onde o café entra na parte debaixo e sai pronto na parte de cima.
Se você quer explorar a autenticidade e o sabor robusto do café feito na cafeteira italiana, este passo a passo é para você. Não esqueça de conferir o nosso artigo das Melhores Cafeteiras Italianas do mercado e escolher a melhor cafeteira para você.
Vamos nessa?

Ah, outra opção bem prática de cafeteira para se ter em casa é a Prensa Francesa. Vale conferir nosso artigo das diferenças entre a cafeteira italiana e a prensa francesa.
Passo a passo de como preparar café na Cafeteira Italiana
A cafeteira italiana é um método de preparo bastante prático, mas pouco intuitivo para quem nunca usou uma. Fizemos um passo a passo bem detalhado para você que nunca usou uma cafeteira italiana.
Passo 1: Preparação do café moído
Certifique-se de usar um café de boa qualidade e de moagem média, mas não tem problema se você só tiver o café de moagem fina. Para uma cafeteira italiana de 350ml adicione 2 colheres de sopa cheias de café moído no filtro que fica no centro da cafeteira, se a sua cafeteira italiana é maior, aumente a quantidade de café proporcionalmente.
Passo 2: Adicione água na base
Encha a base da cafeteira italiana com água até o nível indicado, geralmente esse nível é a válvula de pressão da cafeteira, uma pequena pecinha de metal. Evite ultrapassar esse limite para garantir a eficácia do processo.
Passo 3: Monte a cafeteira
Coloque o café moído no filtro da cafeteira e monte as diferentes partes do utensílio. Com a água na parte de baixo, o filtro no meio e bico por onde sairá o café em cima. Certifique-se de rosquear bem para evitar vazamentos durante o processo de infusão.
Passo 4: Aqueça em fogo médio
Coloque a cafeteira no fogão em fogo médio. Aguarde enquanto a água aquece e o café é gradualmente extraído.
Assim que o café começar a fluir na parte superior da cafeteira, retire do fogo. Seu café feito na cafeteira italiana está pronto para ser tomado e apreciado.

Algumas dicas extras
- Escolha um café fresco, recém torrado e de alta qualidade para garantir a melhor experiência sensorial. Aqui você pode encontrar a lista das Melhores Marcas de Café.
- Experimente diferentes graus de moagem para personalizar a intensidade do seu café.
- Lave a cafeteira imediatamente após o uso para manter a qualidade do café e prolongar a vida útil do utensílio.
Para obter um café mais encorpado tipo expresso, utilize café com moagem fina, prense o café com uma colher no filtro e coloque menos água na base da cafeteira.
Para quem busca praticidade máxima, existe também a opção da Cadence Gran Inox, uma cafeteira italiana elétrica.
Conclusão
Para fazer café na cafeteira italiana não precisa ser um barista profissional, basta ter uma cafeteira italiana e um bom café em casa. A cafeteira italiana continua conquistando os amantes de café pela sua praticidade e elegância no preparo, além de ser um dos poucos métodos de preparo caseiro que se assemelha ao clássico café espresso.
Agradecemos a sua leitura e esperamos que você obtenha bons resultados de café com sua cafeteira italiana. Ficamos por aqui, até a próxima!