☕:
|
☕:
|
- Requer maior habilidade
- Tempo estimado: 6-10 minutos
- ✅Produz Café Espresso
- ✅Tempo Rápido de Preparo
- ✅Alta Durabilidade
- ✅Variedade de Tamanho
- ❌Um pouco difícil de limpar
- Método de preparo mais simples
- Tempo Estimado: 6-10 minutos
- ✅Prática
- ✅Fácil de Limpar
- ✅Múltiplas Funções
- ✅Possui Diferentes Tamanhos
- ❌Podem passar alguns resíduos de pó pelo filtro
- ❌Alguns modelos de vidro podem ser mais frágeis
A Prensa Francesa é método bem distinto: seu filtro não separa os óleos do café, salientando o sabor dos grãos. É também idealpara quem busca uma cafeteira eficiente e versátil, pois prepara cafés, chás e também pode servir como uma cremeira, utensílio para deixar o leite mais cremoso.
Já a Cafeteira Italiana é um clássico método para quem gosta do café mais encorpado, semelhante ao café espresso. Pois, nela o café recebe bastante pressão.
Os dois métodos são opções sustentávies porque não necessitam de filtro de papel para preparar o café, e proporcionam uma melhor experiência de sabor quando a bebida é consumida na hora.
Nós preparamos um conteúdo especial analisando as diferenças entre os dois métodos e a experiência que eles proporcionam pra te ajudar na escolha, e indicaremos o nosso modelo preferido de cada tipo.
Depois de escolher a sua, conheça nossas seleções das Melhores Prensas Francesas e das Melhores Cafeteiras Italianas.
Pega seu cafezinho e vem com a gente!
Prensa Francesa

A prensa francesa é uma cafeteira quepossui múltiplas funções, além de preparar cafés, também prepara chás e pode ser usada para fazer bebidas cremosas com leite. Para usar sua prensa como cremeira é simples, basta colocar o leite no recipiente e movimentar o êmbolo para cima e para baixo repetidas vezes de forma rápida, fazendo espuma no leite e deixando ele mais cremoso.
Os modelos de prensa francesa geralmente desmontam por inteiro, o que facilita a limpeza da sua cafeteira. Também possui ampla variedade de tamanhos.
O preparo do café na prensa, depois de aquecer a água, leva de 3 a 5 minutos. Além disso, o filtro da prensa francesa permite que os óleos essencias do café passem para a bebida final, enquanto o filtro de papel os retém.
Durante o preparo da sua bebida na prensa é preciso se atentar à moagem do grão, é recomendado a moagem média-grossa ou grossa (também conhecida como ‘‘moagem de prensa”), poisse a moagem for muito fina a superfície de contato do pó do café é aumentada, o que pode levar a uma super extração, e isso vai deixar a sua bebida muito amarga.
No método da prensa francesa podemos obter um café mais grosso porque a filtragem é feita por um filtro de metal, por issohaverá sempre resíduos de café no final da xícara, o que pode ser uma experiência desagradável para algumas pessoas.
A melhor prensa francesa para nós, da Universidade do Café, é a Prensa Francesa Hamilton Beach, por ter um ótimo tamanho e acabamento, vir com acessório para fazer espuma e ser muito prática, por um preço bem competitivo.
Prensa Francesa Hamilton Beach
- Excelente Tamanho
- Acessório para Fazer Espumas
- Fácil de Usar
- Ótimo Acabamento
- Função Autolimpante
- 3 anos de Garantia
- Maior e mais pesada que a média
Como funciona a Prensa Francesa?

O processo de preparo do café na Prensa francesa é bem simples, basta esquentar a água em um recipiente separado até que ela fique em uma temperatura entre 80° e 90° Celsius, ou seja, antes do ponto de fervura. E, atenção, se colocar água fervendo em uma prensa de vidro,o vidro vai quebrar.
Em seguida, adicione o grão de café já moído na cafeteira com a água quente e deixe-o em contato com a água durante 4 a 6 minutos (vale experimentar com diferentes tempos). Por último, pressione o êmbolo da cafeteira para filtrar o café.
Uma dica valiosa para a prensa francesa é não pressionar o café até o final, pare o êmbolo um pouco antes para evitar uma bebida amarga e com muitos resíduosdo pó.
Pronto, seu cafezinho já está pronto para ser servido. Lembre-se de consumir o café em seguida, pois o pó ainda fica em contato com a água e a extração continua acontecendo, o que pode dar um sabor amargo para o seu café.
Se a Prensa Francesa te fisgou, confira nossas avaliações das Melhores Cafeteiras Francesas.
Cafeteira Italiana (Moka)

A cafeteira italiana, tambémconhecida como moka, surgiu na Itália e foi patenteada em 1933 por Alfonso Bialetti. Foi criada para suprir a necessidade dos italianos de conseguirem imitar o café expresso feito pelas máquinas de Expresso que eram populares na época.
Portanto, na moka você vai perceber umsabor forte e um café encorpado. É quase um expresso sem precisar ir até uma cafeteria.
A cafeteira italiana possui um tempo rápido de preparo, e a maioria das cafeteiras são de alumínio o que proporciona uma alta durabilidade do produto. É possível também encontrar a moka em diferentes tamanhos.
A cafeteira italiana possui umdesign e funcionamento diferenciados, em contrapartida as suas peças costumam ser um pouco mais díficeis de limpar que a prensa francesa.
A nossa preferida entre as mokas é a Bialetti Nuova Moka Express, um modelo clássico da marca mais renomada e inventora da cafeteira italiana. Com ampla variedade da tamanho, construção robusta e um café de excelente qualidade.
Nuova Moka Express
- Capacidade: 300ml
- Pressão: 1,5 bar
- Peso: 0,35 kg
- Dimensões: 22 cm x 16,5 cm x 11,5 cm
- Manual
- Qualidade Excelente da Bebida
- Ótima Construção
- Design Clássico e Renomado
- Válvula de Segurança Externa Patenteada
- O bico poderia ser melhor
- Exige um pouco de prática
Como a cafeteira italiana funciona?
A cafeteira italiana é composta por três partes: a de cima é onde o café vai sair já pronto, a do meio é onde se coloca o pó de café com uma moagem média ou grossa e a de baixo é o reservatório de água.
Quando a cafeteira italiana é colocada no fogo, a temperatura da água aumenta e cria um vapor quente. É esse vapor que aumenta a pressão na parte de baixo da cafeteira e empurra a água, forçando sua saída pelo funil e passando pelo pó de café.
A extração do café acontece a partir da junção da água quente com a pressão, entregando um café pronto pra beber na parte de cima da cafeteira.
Vale lembrar que é recomendado usar o fogo baixo na hora de preparar seu café na moka. Outra dica de ouro: aqueça a água antes de colocar na cafeteira, diminuindo assim o tempo de contato com o fogo e a chance de acabar queimando o seu café.
Também é importante tirar a cafeteira do fogo assim que finalizar o preparo da bebida.
Se você se sentiu mais atraído pela cafeteira italiana, vale a pena conferir nossa Lista das Melhores Mokas do Mercado.

Conclusão
A cafeteira italiana e a prensa francesa são ótimos métodos de fazer café, o que deve influenciar a escolha entre cafeteira francesa ou italiana é a sua necessidade atual e gosto pessoal. Nós, particularmente, achamos que vale a pena ter as duas, ou ao menos experimentar o café delas, para decidir qual prefere. Ou se quer ter as duas à disposição.
Com a prensa você recebe um café com sabor mais cítrico e com bastante presença dos óleos essenciais do café. Assim como na Moka, é necessário esquentar a água momentos antes de preparar sua bebida, então pode não haver diferença entre as duas em relação ao tempo de preparo.
Já a cafeteira italiana entrega um café mais intenso, sendo uma ótima escolha para quem gosta do café expresso. Além disso, a Moka é uma cafeteira clássica, de design atemporal e pode ser um objeto de decoração para a sua cozinha.
Muito obrigado por nos acompanhar até aqui, esperamos ter te ajudado a tomar sua decisão. E até mais!