Cafeteira Oster Xpert Perfect Brew é boa?

Publicado em:

Sim, a cafeteira Oster Xpert Perfect Brew é boa. De fato, uma das melhores opções para quem quer brincar de Barista e se desenvolver no Café Espresso, sem precisar investir o valor de uma Tramontina Express.

Em nossa análise, é a cafeteira Oster que mais se aproxima de um modelo profissional por conta dos seus acessórios e recursos, quando falamos de cafeteiras da Oster. Porém, não pode ser considerada um equipamento profissional pois suporta demanda de uma casa, não de uma cafeteria.

Um dos seus diferenciais é que conta com um moedor integrado, com 250g de capacidade e 30 níveis de moagem. Assim, você economiza tempo caso queira usar café em grãos. 

Outro diferencial importante dessa cafeteira Oster são suas personalizações de preparo. Você pode escolher qual volume quer de expresso, sempre dentro do limite do equipamento. Para o volume de uma xícara, o máximo é de 100ml, duas xícaras, 200ml e no modo manual, 400ml.

Além disso, há a opção de regulagem de temperatura da água como também a regulagem da pré-infusão, que é o processo de molhar o pó para extrair o produto de maneira mais uniforme.

Possui também uma jarra de 250ml e vaporizador para você vaporizar o leite e assim preparar saborosos cappuccinos, chocolates quentes, entre outros. Sempre lembramos que você não deve adicionar o leite na máquina, mas sim na jarra e dali vaporiza-lo. Qualquer coisa que não for água e que seja adicionada na cafeteira pode danificá-la.

Com a Oster Xpert Perfect Brew você também pode usar café já moído, caso queira utilizar outro moedor. Indicamos em outro artigo os melhores moedores de café. Ela também oferece um ótimo custo beneficio devido aos recursos que essa cafeteira possui.

Vamos dar uma olhada mais de perto nesse produto?

Escolha Econômica do Barista
Espresso Oster Xpert Perfect Brew Espresso Oster Xpert Perfect Brew
Prós:
  • Moedor embutido para 250g
  • Controle exclusivo de temperatura e pré-infusão
  • Acompanha Pitcher (jarra espumadora)
Contras:
  • Moedor pode não agradar os mais exigentes

A principal característica dessa cafeteira Oster é a sua versatilidade. São muitos acessórios e ferramentas para você conseguir atingir a melhor qualidade no seu café. Seus recursos de regulagem de volume de café, temperatura da água e pré-infusão dão muitas opções para os clientes.

Seu sistema com bomba de 15 bar de pressão é mais um adicional para o bom sabor do expresso, e seu reservatório de 2,8 litros garante muito café por todo o dia. 

Porém, não são só opções de personalização que essa cafeteira oferece. Também conta com muitos acessórios: moedor acoplado, jarra de leite, porta-filtro com dois filtros pressurizados e dois não pressurizados, escova de limpeza, ferramenta de limpeza para o bico vaporizador e um prensador

Sobre os filtros, há um do tipo pressurizado para café curto, um pressurizado para café longo, um não pressurizado para café curto e outro não pressurizado para café longo. 

Semelhante a outros modelos da marca, essa máquina permite o preparo de bebidas lácteas. Seu tubo faz uma ótima vaporização no leite para você preparar um chocolate quente, cappuccino, latte ou o que preferir. 

Vamos descobrir mais sobre as características da Oster Xpert Perfect Brew?

Opções de personalização

No painel dessa cafeteira Oster há cinco botões: um para ligar/desligar, um para preparo manual, um para café de uma xícara, um para café de duas xícaras e um botão giratório para selecionar ou a função de vaporizador, ou a de água quente. 

Logo, você se pergunta: se há tantas opções de personalização, como essa máquina só tem cinco botões? Calma, esses cinco botões dão conta do recado, basta usar as combinações que estão no manual.

Sobre o volume de expresso, um grande ponto positivo desse equipamento é que você pode salvar configurações de quantidade. Ou seja, para um expresso curto, longo ou manual, a cafeteira memoriza uma quantidade que você estabeleceu para que no próximo uso você não precise configurar outra vez. 

Para salvar essa personalização, você deve primeiro encaixar o porta-filtro, já com o café moído, no compartimento à direita da máquina, no qual está escrito “cabeçote de preparo”. 

Depois, para configurar, por exemplo, expressos curtos, pressione o botão de uma xícara por quatro segundos. A luz desse botão vai começar a piscar para avisar que está em modo personalizado. O expresso começa a cair na xícara. Quando atingir o volume suficiente, é só pressionar outra vez o mesmo botão que a máquina para de fazer café, emite um apito, a luz para de piscar e a configuração fica salva. 

Caso queira fazer essa personalização para duas xícaras ou no modo manual, é só realizar o mesmo procedimento descrito anteriormente, mas agora usando o respectivo botão da função desejada. 

Para restaurar as configurações de fábrica, mantenha os botões de uma xícara, duas xícaras e manual pressionados ao mesmo tempo, por quatro segundos. 

Com a cafeteira Oster Xpert Perfect Brew, você também pode personalizar a temperatura da água. São cinco níveis diferentes: 88º, 90º, 92º, 94º e 96º.  Quanto menor a temperatura, mais ácido ficará o café e quanto maior, mais amarga fica a bebida. 

Porém, como vou saber qual temperatura a máquina está operando naquele momento? Calma, o manual explica a combinação de luzes dos botões que aparecem para indicar a temperatura atual, como também explica a combinação de teclas para realizar essa regulagem.

Essa flexibilidade de temperatura é um ponto bastante positivo. Para os iniciantes, pode ser algo interessante caso queiram adquirir experiência na feitura de diferentes gostos para o café. Quanto mais alta a temperatura, mais extração será feita do café. Porém, isso não quer dizer que quanto mais quente, melhor vai ficar a bebida. 

Por exemplo, os grãos de torras claras são grãos mais densos e por isso a água tem mais dificuldade de extrair sabores. Logo, uma temperatura mais alta é mais apropriada. Em grãos de torra escura, é mais fácil extrair os sabores e uma temperatura muito alta pode fazer uma extração demasiada, o que pode prejudicar o gosto do café. 

Outro fator que pode ser regulado nesse equipamento é a pré-infusão, que é um jato de água para hidratar o café e assim extraí-lo de maneira mais homogênea. A cafeteira Oster Xpert Brew oferece três categorias de pré-infusão: Extração Suave, Distintiva e Constante. No manual, há outras informações sobre o que significa cada uma e como ativá-las. 

Xpert Perfect Brew da Oster é boa? Vale a pena?

Moedor Integrado

Caso você queira utilizar grãos, uma praticidade importante desse modelo é que já vem com moedor integrado. Esse está localizado na parte de cima do equipamento, possui 250g de capacidade e 30 níveis de moagem. Quanto menor o nível de moagem, mais fino fica o pó. 

Como dissemos antes, há dois encaixes para o porta-filtro. Para ativar o moedor, é só  encaixar o porta-filtro no encaixe da esquerda, onde está inscrito “moedor”, e pressioná-lo para baixo para o pó começar a cair. 

Em seguida, coloque o porta-filtro no encaixe da direita, onde está inscrito “cabeçote de preparo” e então é só pressionar os botões de preparo. 

Caso queira fazer diretamente com o café em pó, é só colocar o pó no porta-filtro, inserir diretamente no compartimento da direita e pressionar um dos botões de preparo. 

Oster Xpert Perfect Brew vale a pena?

Vaporizador de leite

A cafeteira Oster Xpert Perfect Brew possui um bom bico vaporizador para você usar no leite e assim fazer bebidas como cappuccinos, lattes, chocolates quentes, entre outros. A função de vaporizador é ativada ao virar para direita o botão giratório no painel. O bico é móvel, tem uma boa flexibilidade, o que facilita para o uso de jarras maiores. 

Lembramos que, ao ligar essa função, antes de começar a vaporizar, uma pequena quantidade de água vai sair. Por isso, o bico deve estar virado para um pequeno buraco na base da máquina. Quando a água parar de cair e começar sair vapor, desligue a função, coloque o bico dentro da jarra e então ligue a função novamente para começar o processo. 

Orientamos ter essa atenção porque se você colocar o vaporizador direto na jarra sem desligar, muito leite vai ser derramado para fora e vai sujar sua cozinha. 
Caso vá fazer um expresso e usar a vaporização de leite, é mais rápido fazer primeiro o expresso, porque para sair dessa função e depois vaporizar, a cafeteira demora 25 segundos, enquanto o inverso demora 55 segundos.

Máquina expresso Xpert Perfect Brew é boa?

Recursos adicionais e dicas

Também pelo bico vaporizador, há a função água quente para você fazer chás ou outras bebidas que preferir. Um ponto negativo da cafeteira Oster Xpert Perfect Brew é que as funções vaporização e água quente são feitas pelo mesmo local. Por isso, não podem ser feitas simultaneamente, o que pode prejudicar o fluxo de trabalho e diminuir um pouco sua praticidade. 

Diferente dos modelos Oster da linha PrimaLatte, a Xpert Perfect Brew não aceita cápsula. Já ouviu falar da linha PrimaLatte? É uma linha da Oster que recomendamos muito, conheça cada um dos seus modelos: Oster PrimaLatte II, Nova PrimaLatte é boa e PrimaLatte Touch.

Na parte de cima dessa cafeteira Oster, há um local para colocar as xícaras e que pode aquecê-las, mas, para isso, o equipamento deve estar ligado. Porém, não é um aquecimento tão forte. Se quiser dar mais força na quentura, sugerimos usar a função de água quente e encher um quarto da xícara. Depois de 20 a 30 segundos, esvaziá-la e então fazer o café. 

Em sua base, além de um buraco para receber a água quente do bico vaporizador, há um buraco para abrigar as sobras do café em pó. Isso facilita a limpeza, pois é só arrastar essas sobras para esse buraco. Elas caem em um compartimento que, quando estiver cheio, você deve esvaziar. Para achar esse compartimento, retire a grade da base.

Ao retirar essa grade, você verá que também há espaço para guardar alguns itens: um porta-filtro, uma escova de limpeza e a ferramenta para limpar o bico vaporizador. 

Essa cafeteira Oster é resistente porque é feita por um plástico bem robusto e algumas partes são de aço inox.

Máquina de café expresso Xpert Perfect Brew é boa?

Perguntas Frequentes

1- A cafeteira Oster Xpert Perfect Brew tem tantos acessórios. Ela é uma máquina profissional?

A cafeteira Oster Xpert Perfect Brew não é profissional. Apesar de todos os seus recursos e ferramentas, você não deve usá-la em cafeterias, bares ou outros estabelecimentos comerciais. Essa máquina não irá atender a média de cafés desses locais. Por isso, seu uso deve ser limitado apenas às residências. 

2- Qual a diferença entre um filtro pressurizado e um filtro não pressurizado?

A principal diferença é que um filtro pressurizado é mais apropriado para iniciantes no mundo do café e o não pressurizado é mais indicado para quem tem mais experiência. 

O filtro pressurizado reduz as dificuldades se houver, por exemplo, uma falha na extração. Com ele, você não consegue controlar tanto os processos de preparo, o que facilita o manuseio para quem está começando. 

Já um filtro não pressurizado pode fazer um expresso bastante saboroso, mas é aconselhado para profissionais ou pessoas que tenham um conhecimento mais avançado nesse preparo. Só assim será possível extrair o melhor sabor com essa ferramenta. Moedor ideal ou o tipo de café são alguns dos fatores para conseguir esse resultado. 

Para diferenciá-los, lembre-se que o filtro não pressurizado na parte de trás tem vários pequenos furos e o pressurizado tem apenas um furo.

Caso você já esteja adquirindo mais experiência nesse ramo, peça dicas para um profissional de confiança para entender mais a maneira ideal para um bom funcionamento do filtro não pressurizado.

3- Qual é a cor dessa cafeteira?

A cafeteira Oster Xpert Perfect Brew tem modelos apenas na cor cinza. 

4- Qual a voltagem e quantos pinos possui sua tomada?

Vem em 127V ou 220V e com tomada de três pinos. Antes da compra do produto, verifique se vem com a mesma voltagem da sua residência. Voltagens diferentes podem danificar o aparelho.  

As cafeteiras Xpert Perfect Brew com 127V têm tomadas de três pinos de 4,8mm, enquanto as de 220V vem com tomada de três pinos de 4mm. Evite o uso de adaptadores ou extensões. Para outras informações e se tiver alguma dúvida sobre a parte elétrica, consulte a empresa. 

Xpert Perfect Brew da marca Oster é boa? Vale a pena?

Conclusão

A Oster Xpert Perfect Brew conta com muitos acessórios e recursos que a aproximam um pouco de modelos usados por baristas, que são aquelas pessoas que preparam e servem cafés e outras bebidas quentes em um bar ou cafeteria.

Logo, em nossa opinião, esse equipamento é uma ótima opção caso o usuário queira aprender alguns parâmetros usados pelos baristas. No entanto, sempre lembramos que não é uma máquina profissional e só deve fazer café em casa.

Seu moedor integrado, seu vaporizador e sua jarra de leite trazem mais versatilidade e praticidade no preparo das bebidas. Suas personalizações tornam essa cafeteira uma boa escolha caso você queira dar uma variada no gosto do expresso. Por tudo que oferece, tem um preço bastante em conta. 

Gostou da nossa avaliação? Deu vontade de se tornar barista? Vem com a gente nos próximos conteúdos para descobrir mais temas sobre o café!

Foto do autor

AUTOR(A)

Thor Weglinski é jornalista e cineasta, além de um grande apreciador de livros. Tudo isso acompanhado por todo tipo de café.

Confira as ofertas que estão rolando!

Aqui, você encontra as melhores ofertas em Cafés & Equipamentos.

Ver ofertas do dia