O café descafeinado é um café com um teor muitíssimo baixo de cafeína. Por ser uma substância estimulante, o café descafeinado pode ser útil para evitar os efeitos da cafeína quando consumida em excesso.
Por isso, a busca por café descafeinado está aumentando bastante ultimamente. Muitas pessoas desejam evitar esses efeitos colaterais da cafeína seja por indicação médica ou motivos pessoais. Mas, apesar do aumento do consumo de café descafeinado no Brasil e no mundo, ainda existem muitas dúvidas sobre o processo de descafeinação dos grãos.
E, se quiser saber mais, confira nosso artigo dos 10 melhores cafés descafeinados disponíveis atualmete.
Vem com a gente que hoje vamos explicar tudo sobre o café descafeinado!
O que é o café descafeinado?
O café descafeinado nada mais é do que uma variação do café que passa por um processo de descafeinação dos grãos, ou seja, possui baixos níveis de cafeína.
A cafeína não é prejudicial para a saúde quando o seu consumo é moderado, mas é um estimulante natural, ou seja, é uma substância que gera uma sensação de bem estar, mas, para algumas pessoas, pode agravar sintomas de ansiedade ou gerar desconfortos gástricos.

O café descafeinado é realmente livre de cafeína?
Na verdade, o café descafeinado possui um pequeno teor de cafeína mas não chega a ser uma quantidade que cause algum desconforto. Em média, uma dose 10 vezes menor que o de uma xícara de café comum.
O teor de cafeína vai variar em cada produto, normalmente, é possível encontrar informações sobre a quantidade de cafeína presente na bebida nas embalagens e rótulos.
O café descafeinado possui um sabor diferente?
Algumas pessoas relatam que o café descafeinado possui um sabor diferente, mas no geral, o gosto é bem parecido com o café tradicional. O que pode acontecer é alguns elementos aromáticos serem extraídos juntos com a cafeína no processo de descafeinação.
A cafeína também contribui para o amargor da bebida, então em um café descafeinado, o amargor diminui.

Quais os benefícios do café descafeinado?
Assim como o café tradicional, o café descafeinado possui vários benefícios para a saúde, como por exemplo o alívio de estresse e a proteção do cérebro. Além disso, não apresenta efeitos colaterais como o café tradicional, já que a maioria dos desconfortos causados pela bebida estão ligados a cafeína presente no grão.
As vantagens do café descafeinado é que ele possui antioxidantes e alguns outros nutrientes. Em uma xícara preparada no estilo americano, há mais ou menos 2,4% da ingestão diária recomendada de magnésio, 4,8% de potássio e 2,5% de niacina, ou vitamina B3
Alguns dos benefícios mais interessantes do café descafeinado são:
Diminui o risco de diabetes tipo 2
O café descafeinado se mostrou um bom aliado na redução do risco em adquirir diabetes tipo 2. Isso acontece porque a bebida pode conter altos níveis de magnésio, cromo e outros minerais que ajudam nosso organismo a utilizar a insulina.
Por isso, o café descafeinado é um bom ajudante para diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Estudos mostram que em uma xícara pequena diária, há 7% de chance de diminuir o risco da doença.
Diminui o risco de doenças no fígado
Foi comprovado através de um estudo que o consumo moderado de café acaba gerando uma função protetora do fígado, diminuindo as enzimas hepáticas. Isso diminui as chances de se adquirir cirrose e até mesmo câncer.

Fortalecimento do sistema neurológico
Alguns estudos realizados nos Estados Unidos sobre o café descafeinado mostram que ele traz benefícios para o sistema neurológico, ajudando na prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson.
Como é feito o café descafeinado?
O processo de extração da cafeína do grão de café é um pouco complicado, os métodos utilizados buscam retirar a cafeína mas preservar as características de sabor e aroma.
O processo de retirada da cafeína começa antes mesmo da torra, já que a cafeína é retirada quando os grãos ainda estão verdes.
Hoje em dia, existem alguns métodos diferentes para remover a cafeína, os três principais são: por meio de solventes químicos, dióxido de carbono líquido e água pura com filtros especiais.
Solvente químico
O método de extração da cafeína dos grãos com solventes químicos é o mais barato, por isso ainda é muito utilizado. Ele é divido em dois tipos: direto e indireto.
O método direto consiste em cozinhar os grãos no vapor e mergulhá–los repetidamente em um solvente químico, geralmente cloreto de metileno ou acetato de etila, essas substâncias se ligam à cafeína e a extrai dos grãos depois de um tempo.

Os grãos são cozidos novamente no vapor para remover qualquer resíduo químico.
No método indireto o solvente químico não entra em contato direto com os grãos de café. Os grãos são embebedados com água quente que, depois, é separada e tratada com solvente químico.
O solvente se liga à cafeína na água que evapora. O líquido restante que não contém mais cafeína e devolvido aos grãos para que o sabor e aroma sejam então devolvido aos grãos.
O uso de solventes químicos, principalmente cloreto de metileno, no processo de descafeinação é um assunto um pouco polêmico, isso porque acredita-se que o cloreto de metileno em grandes quantidades seja levemente cancerígeno.
Ainda assim, o Código de Padrões Alimentares da Austrália e Nova Zelândia e a Food and Drug Administration dos Estados Unidos permitem a utilização desses solventes na descafeinação dos grãos. Além disso, existem limites bem rígidos sobre a quantidade de produtos químicos que os grãos podem conter, apesar de que praticamente nenhum solvente permaneça.
CO2
No método CO2, o dióxido de carbono líquido é bombeado para uma câmara com alta pressão juntamente dos grãos de café. O CO2 se liga a cafeína e em seguida é removido por alta pressão, deixando apenas os grãos descafeinados.
Swiss Water
O método conhecido como Swiss Water consiste na extração da cafeína usando a água. Existem algumas variações nesse método, mas as etapas padrão são:
Os grãos de café verdes são embebidos com água quente, o que cria um extrato rico em cafeína e substâncias aromáticas. Depois, esse extrato passa por filtros de carvão ativada que retêm as moléculas da cafeína mas permite que os sabores passem.
Quando é feito dessa forma, o extrato sem cafeína pode ser reaproveitado em um novo lote de grãos de café verdes, como os sabores já estão presentes no extrato, o único elemento que vai ser dissolvido é a cafeína.
Conclusão
O café descafeinado tem se tornado uma das bebidas mais procuradas por consumidores de café, justamente porque possui uma quantidade de cafeína baixa, e não provoca efeitos colaterais que são associados a cafeína, como o agravamento da ansiedade, insônia, desconfortos gástricos etc.
Sendo assim, o café descafeinado é uma boa pedida para quem deseja evitar a cafeína mas não abre mão de tomar uma xícara de café. Para quem está buscando um bom café descafeinado, vale a pena conferir nossa lista com os 10 melhores cafés descafeinados.
Agradecemos por nos acompanhar neste artigo sobre o café descafeinado, esperamos que tenha sido uma boa leitura. Nossa equipe está sempre buscando abordar assuntos relevantes e interessantes sobre o mundo do café.
Nos despedimos aqui, aproveite seu café descafeinado e até a próxima!