Qual é a origem do café? História Completa.

Publicado em:

A origem do café se deu no continente africano, mais especificamente na Etiópia em meados do século IX. E hoje em dia, é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água, naturalmente.

Se você é um amante de café, é provável que beba pelo menos uma xícara todos os dias, mas você já parou pra pensar como o café chegou até aqui? Qual sua origem e sua história? Ou até mesmo porque o consumo de café ficou tão popular?

Pensando nisso, nós, da Universidade do Café, fizemos uma extensa pesquisa e descobrimos muita coisa interessante sobre a origem do café.

Prepara um cafezinho e vem com a gente!

Mas afinal, de onde o café veio?

A origem exata do café é incerta, mas muitos pesquisadores atribuem à região da Etiópia, no continente africano, no século IX. Alguns dizem até que a região de Cafa, na Etiópia, que inspirou o nome café. 

Muitas lendas surgiram sobre o surgimento do grão, sendo a Lenda de Kaldi a mais conhecida: um pastor que viveu na Etiópia percebeu que suas cabras ficavam mais ativas e dispostas quando comiam alguns frutos avermelhados, e conseguiam percorrer quilômetros sem se cansar.

Historia do cafe

Tomado pela curiosidade, Kaldi levou essa informação para um monge, que preparou os frutos em infusão para absorver as capacidades estimulantes dos grãos. Essa prática acabou se espalhando bem rápido pela cidade e a bebida se tornou muito procurada.

Há ainda quem diz que a história possui outro caminho e que o monge ficou assustado com o poder do grão e o jogou no fogo. Quando o grão queimou acabou liberando o tão amado aroma do café e o cheiro foi suficiente para convencer o monge a preparar a bebida.

Apesar de ter sua origem na Etiópia, o café se tornou muito popular graças a Arábia Saudita. Isso porque o cultivo do grão assumiu um papel importante em sua economia e era mantido como um segredo pelos árabes que acreditavam que os grãos eram milagrosos

Inclusive, justamente por ter sido tão importante para a Arábia Saudita que o Café Arábica é uma das espécies mais consumidas no mundo atualmente.

Mesmo com tantas especulações a respeito da origem deste grão tão amado, uma coisa é certa: com o tempo, mudas de café foram se espalhando pelas regiões do Egito e da Europa e aumentando muito a sua popularidade, especialmente no século XVI.

Qual Origem do Café no mundo e Brasil

Como o café chegou na Europa?

A estimativa é de que o café chegou na Europa pela primeira vez em 1570, mais precisamente na Itália, isso graças às viagens que eram realizadas ao Oriente. A princípio a bebida era proibida para os cristãos e só passou a ser aceita quando o papa Clemente VIII provou e gostou do café. 

Em 1652, a primeira casa de café foi inaugurada na Inglaterra. Em 1672, o café se popularizou em Paris, onde o costume de tomar café com açúcar começou durante o reinado de Luís XIV. 

Com o passar do tempo, o café foi se espalhando por muitos países europeus e acabou virando um costume, principalmente entre os intelectuais, que consumiam a bebida em encontros e passeios.

E como o café chegou ao Brasil?

A primeira muda de café foi trazida de forma clandestina pelo sargento Francisco de Melo Palheta em 1727. Essa muda foi conquistada através de uma viagem à Guiana Francesa para tratar de assuntos comerciais.

As primeiras plantações tiveram início no Nordeste, mas seu clima não era favorável para o plantio então o cultivo mudou para o Maranhão, Rio de Janeiro e, um pouco depois, São Paulo e Minas Gerais.

O plantio do Vale do Paraíba no Rio de Janeiro foi um sucesso tão grande que, em 1860, o Brasil era produtor de 60% do café mundial. Isso ajudou a popularização do café ao redor do mundo, já que tornou o produto mais barato e acessível.

Porém, o solo carioca começou a se esgotar rapidamente, por isso São Paulo e Minas Gerais logo se tornaram grandes produtores do grão. Foi dessa aliança que a política do café-com-leite surgiu.

Qual Origem Café Mundo

Após o fim do tráfico negreiro e com os movimentos abolicionistas ganhando força, imigrantes europeus começaram a mostrar um grande interesse nas lavouras de café brasileiras. Isso contribuiu para que, até hoje, grande parte das torras especiais do Brasil sejam separadas para exportação.

Levou pouco tempo para que os grãos, que já tinham adquirido um grande valor comercial ao redor do mundo, se tornassem a base da economia brasileira, o que foi de grande importância para que o país crescesse.

Hoje em dia, o Brasil segue sempre figurando entre os primeiros colocados na lista de produtores de café. Milhões de sacas são produzidas e consumidas aqui anualmente, além da grande quantidade de café que é exportada.

Como surgiu o costume de tomar café?

A cultura do café foi cultivada de diferentes formas em diferentes regiões. Na Europa, por exemplo, o café virou um hábito que foi associado a encontros sociais. Era uma bebida com um alto prestígio já que era consumida por pessoas de alto escalão europeu. Na Europa também, mais precisamente na Itália, em Veneza, é que surgiu o costume de tomar o café com leite.

Mas para os árabes, o consumo dos frutos de café, mesmo sem ser especificamente a bebida, estava muito ligada às propriedades estimulantes do fruto. Como já foi citado anteriormente, os árabes acreditavam que o café era uma planta com propriedades milagrosas.

Conforme foram surgindo as primeiras cafeterias, o consumo de café se tornou um aspecto social, e esses lugares passaram a ser frequentados como uma forma de lazer ou de interações sociais.

De onde veio Café

Conclusão

Inicialmente, a prática de consumir café veio da Etiópia, mas atualmente é adotada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, é possível encontrar diversas espécies de grãos, que são preparados de maneiras diferentes, sendo assim existe café para todos os gostos.

É interessante saber a origem e a história dessa bebida tão amada, o grão de café teve um grande impacto na economia e no desenvolvimento de muitos países. No Brasil mesmo, o café ainda gera empregos e movimenta a economia.

Apreciar e entender a história do café que você consome ajuda a valorizar mais os países produtores e a experiência do consumo. Por isso, esperamos que você tenha gostado de nos acompanhar neste artigo sobre a origem do café!

Bons cafés.

Foto do autor

AUTOR(A)

Fernanda Avelar, estudante de marketing e amante do mundo do café.

Deixe um comentário