6 Melhores Leites Vegetais para Tomar com Café. Atualizado em Maio de 2024.

Última atualização em:

Os melhores leites vegetais para preparar com café que são mais neutros são:

E os melhores leites vegetais cremosos e adocicados são:

Os leites vegetais podem ser uma alternativa para quem não deseja tomar leite de vaca ou de qualquer outra origem animal, seja por preferências pessoais ou por possuir uma intolerância à lactose.

Existem diferentes tipos de leites vegetais, e cada uma das opções podem fazer com que sua bebida adquira um gosto diferente, por isso, vale a pena experimentar até encontrar o que melhor te agradar.

Aqui, traremos o máximo de informações necessárias para ajudar você a conhecer e escolher melhor um leite vegetal para tomar com café. Pega sua xícara de café e vem acompanhar a gente!

Leite de Soja

O leite de soja é, provavelmente, o leite vegetal mais conhecido no mundo. A soja tem sido uma alternativa aos produtos de origem animal por anos. O leite de soja é uma boa opção para quem deseja evitar o leite de vaca, além disso é uma opção segura para os alérgicos a nozes.

O leite vegetal de soja possui um sabor neutro e agradável que não se sobrepõe ao sabor do café, sendo uma ótima escolha para quem gosta de apreciar uma boa xícara de café com leite.

Leite de Aveia

O leite de aveia é o melhor leite vegetal para quem prefere um leite neutro. Seu sabor dificilmente vai se sobrepor ao sabor do café, sendo assim é uma ótima escolha de leite vegetal pois combina com praticamente com qualquer tipo de café.

Além disso, possui o leite de aveia possui uma textura cremosa que deixa seu café com leite agradável e saboroso. E tem excelente preço.

Leite de Cânhamo

O leite vegetal de cânhamo é ótimo para quem busca uma opção de leite vegetal neutro. O gosto do café ficará mais acentuado com todos os tipos de grãos, o que te dá a opção de variar o grão na hora do preparo do seu café.

Porém, ainda não é comercializado no Brasil.

Apesar disso, não é um leite indicado para receitas que precisam de leite vaporizado pois pode acabar formando bolhas.

Leite de Amêndoas

O leite de amêndoas também é muito popular entre as opções de leite vegetal. Seu sabor é suave e levemente adocicado o que pode ser um ótimo complemento para seu café.

Apesar do sabor suave, o leite de amêndoas possui um sabor mais forte que o leite de soja. Assim, ele vai sobrepor o sabor do café mais que o leite de soja faria.



Leite de Caju

O leite vegetal de caju possui um sabor mais suave que o de amêndoas mas também é naturalmente mais doce. A sua doçura pode acabar sobressaindo ao gosto do café, se você prefere uma bebida com o sabor do café acentuado, é uma boa procurar outras opções de leite vegetal.

Ainda assim, o leite vegetal de caju é uma boa escolha para o preparo de um bom café com leite, recomendamos a combinação desse leite com cafés de torra clara.

Leite de Coco

O leite vegetal de coco possui uma textura cremosa e um sabor doce que é bem parecido com o leite integral. Porém, a sua doçura pode acabar mascarando o gosto do café, por isso, para aqueles que preferem um café com leite com mais gosto de café que de leite, melhor ir de soja ou aveia.

Além disso, o leite de coco pode ser considerado o melhor leite vegetal para fazer receitas de doces.

Nós, da Universidade do Café, adoramos combinar o Leite de Coco com café expresso, que é uma bebida forte e ácida, assim o leite vegetal de coco ameniza.

Ótimo p/ Receitas & Expresso
qual melhor leite vegetal para café

Leite vegetal: o que é?

O leite vegetal é um produto que não possui ingredientes de origem animal. Possui textura parecida com o leite animal mas é produzido a base de plantas ou grãos, como coco, aveia, soja e outros.

É uma opção de leite muito consumida por veganos, já que não possuem lactose e outros ingredientes de origem animal. Também é uma alternativa buscada por pessoas intolerantes à lactose.

Apesar de serem produtos com preço um pouco mais elevado que o tradicional leite de vaca, o leite vegetal vai ficando cada vez mais popular e tem sido incluído em muitas cafeterias e se tornado parte do dia a dia de muitas pessoas, seja em receitas ou para apreciar uma bebida à base de leite.

Melhores Leites Vegetais Tomar com Café

Quais as Vantagens do Leite Vegetal?

Além de ser a alternativa ideal para quem não deseja consumir produtos de origem animal ou para aqueles que possuem intolerância a lactose, o leite vegetal também possui diversos benefícios para nossa saúde, como:

  • São ricos em proteínas, gorduras e sais minerais;
  • não possuem gorduras ruins;
  • auxliam no bom funcionamento intestinal;
  • são livres de colesterol;
  • e possuem um índice glicêmico baixo.

Além disso, os leites vegetais também são ótimas opções para o preparo de receitas pois podem trazer texturas e sabores diferentes, e são uma boa escolha para tomar com café.

Qual Melhor Leite Vegetal Tomar Café

Conclusão

Os melhores leites vegetais para o preparo de uma bebida com café são: leite de soja, leite de amêndoas, leite vegetal de caju, leite de coco, leite de aveia e leite vegetal de cânhamo.

O leite vegetal mais conhecido e que possui um sabor neutro é o leite de soja, mas o leite de aveia também é uma boas opções de leite vegetal para quem prefere um sabor neutro que não sobreponha o sabor do café.

Já os leites vegetais de amêndoas, coco e caju possuem um sabor mais doce e acentuado, influenciando mais no sabor do café. Ainda assim, são ótimas opções para tomar com café.

Nós, da Universidade do Café, recomendamos experimentar diferentes opções e testar combinações que possam lhe agradar.

Obrigada por nos acompanhar até aqui nesse artigo! Nossa equipe está sempre empenhada em trazer os melhores produtos do mundo do café para vocês.

Ficamos por aqui, bons cafés e até a próxima!

Foto do autor

AUTOR(A)

Fernanda Avelar, estudante de marketing e amante do mundo do café.

Confira as ofertas que estão rolando!

Aqui, você encontra as melhores ofertas em Cafés & Equipamentos.

Ver ofertas do dia