Melhor Geral
|
Melhor Coador de Cerâmica
|
Melhor de Pano
|
☕:
|
☕:
|
☕:
|
- ✅ Excelente Extração & Sabor
- ✅ Altíssima Qualidade
- ✅ Design
- ✅ Excelente Extração & Sabor
- ✅ Opção de Cerâmica
- ✅ Design
- ✅ Qualidade do Material
- ✅ Fácil de Usar
- ❌ Deve ser trocado com frequência
O melhor coador de café é o Hario V60 Glass por ser um modelo de alta qualidade e super simples de usar. Além do Hario V60 de cerâmica, que possui um design super elegante e eficiente. Lembrando que por serem coadores Hario, exigem um filtro específico.
Já o Coador Passerini é a melhor opção para quem prefere um coador de pano, nós gostamos especialmente do seu tamanho compacto e de sua ótima resistência.
Os amantes de café sabem que a qualidade da bebida depende de muitos fatores, como o tipo de grão, torra, moagem e o método de preparo. O mais tradicional é passar o café com a ajuda de um coador de café, geralmente de pano. Mas você sabia que existem diferentes tipos de coadores?
Com o aprimoramento dos tipos de coadores, decidimos mergulhar fundo neste universo e trazer os melhores.
Bora lá?
Lista dos 7 Melhores Coadores de Café, atualizado em Fevereiro de 2025.
- 1- Coador de Café Hario V60 Glass: Melhor Geral
- 2- Coador de Café Hario V60 de Cerâmica: Melhor Coador de Cerâmica
- 3- Coador de Café Passerini: Melhor de Pano
- 4- Filtro de Café Inox Ekological: O Mais Durável
- 5- Coador de Café Hario Plástico Resistente: Melhor de Plástico
- 6- Coador de Café Uny Gift: O Mais Econômico
- 7- Chemex Cafeteira de Vidro Derramada: Excelente Material & Design

- Capacidade: até 4 xícaras
- Material: Vidro
- Base de apoio de plástico
O lendário coador de café de Café V60 Hario Glass é um modelo que conta com beleza e estilo além de uma filtragem excelente. Seu material é de vidro, mas a parte da base de apoio é feita de plástico resistente, que pode ser desencaixado para realizar a limpeza.
Seu tamanho é médio, prepara até quatro xícaras de café. Além disso, possui espirais na parte interna que facilitam a expansão do pó e uma abertura maior na base, que permite controlar o fluxo de água. Tornando possível extrair um excelente café.
Nós, do Universidade do Café, simplesmente amamos este clássico método de café coado, criado nos anos 50 no Japão e que se tornou um símbolo dos apreciadores de café. Apesar do preço mais elevado, vale demais ter em seu arsenal do café.
Lembrando que, para usá-lo, deve-se ter um filtro específico.
- Excelente Extração
- Fácil de Usar
- Melhor Controle do Fluxo de Água
- Qualidade do Material
- Acompanha Colher Dosadora
- Preço

- Capacidade: até 4 xícaras
- Material: Cerâmica
Bastante similar a opção de vidro, o Hario V60 de cerâmica é uma peça mais sólida e firme que o de vidro.
Acaba sendo uma decisão de gosto: com qual material você acha melhor manusear? Uma peça toda de cerâmica ou uma de vidro com a base em plástico?
Por muitos, considerado o melhor coador da história, nós amamos esta versão.
- Mais Sólido que o de Vidro
- Design & Eficiência
- Durabilidade
- Preço

- Suporte de Aço
- Material: Pano (algodão)
Para quem prefere algo mais tradicional, o coador de pano Passerini é uma boa opção. Seu tecido é de algodão e é um produto que se destaca por preservar muito bem o sabor dos grãos de café.
Possui materiais de boa qualidade e um design simples e delicado, ideal para quem procura um mini coador de café. Possui um suporte de metal feito de aço cromado, material resistente e com uma boa durabilidade.
Ele é fácil de limpar e, por ser de pano, precisa ser trocado a cada dois ou três meses de uso.
Essa é uma das melhores opções para quem prefere um bom filtro de pano que preserve bem o sabor e o aroma do seu café, além de possuir um ótimo custo benefício.
- Fácil de Usar
- 100% Algodão
- Resistente
- Deve ser trocado com frequência

- Design Premium
- Material: Aço Inox
Quando o assunto é durabilidade, a melhor opção é um coador de aço inox, como este Filtro de Café Ekological. Esse é um coador de café leve, compacto e eficiente, perfeito para levar e poder desfrutar de uma boa xícara de café em qualquer lugar.
Possui um tamanho ideal para o preparo de uma xícara de café, não atendendo quem quer preparar muito café de uma vez. Sua filtragem é boa e não deixa resíduos na bebida, além de não precisar utilizar filtros de papel para preparar seus cafés.
A desvantagem desse filtro é que ele pode demorar um pouco para coar deixando sua bebida um pouco fria. Porém, é um produto que traz muita praticidade e feito com aço inox de ótima qualidade.
- Boa Durabilidade
- Fácil de Limpar
- Não Precisa de Filtros de Papel
- Pode demorar um pouco para coar

- Capacidade: até 4 xícaras
- Material: Plástico bem resistente
Com todas as vantagens dos outros filtros Hario apresentados aqui (Vidro e Cerâmica), esta opção de plástico se destaca pela resistência.
Consideramos a melhor opção para quem tem crianças ou não é dos mais jeitosos.
Assim como nos outros coadores de café da Hario, possui espirais na parte interna que permitem uma expansão maior do pó de café e uma abertura maior na base que ajuda a controlar o fluxo de água.
Outra vantagem, é que acaba sendo bem mais em conta que as opções de vidro e cerâmica.
- Mais Resistente que Vidro e Cerâmica
- Melhor Preço entre os Hario
- Excelente Extração
- Controle do Fluxo de Água
- Nenhum

- Material: Aço Inox
O coador de café Uny Gift é feito com aço inox resistente que é projetado para ter uma alta durabilidade sem perder sua qualidade ao longo do tempo. Além de ser fácil de limpar, podendo inclusive ir na máquina de lava-louças.
Uma de suas vantagens é que ele não precisa de filtro de papel para preparo da bebida, o que traz mais praticidade para a sua rotina. A quantidade de café que ele consegue preparar não é muito alta, sendo de uma ou duas xícaras, o que pode ser algo ruim para quem precisa de grandes quantidades de café.
Uma opção em conta para quem quer algo prático, barato, que não use filtro de papel e não precisa preparar muito café.
- Resistente
- Não Precisa de Filtros
- Pode ir na Lava Louças
- Propenso a vazamento

- Capacidade: até 6 xícaras
- Material: Vidro Borissilicato
Assim como o Hario, a Chemex se tornou um lendário método de extração de café. Nós, do Universidade do Café, apreciamos demais o sabor do café extraído nele.
Feita de vidro borissilicato (capaz de resistir ao calor e elementos químicos), possui um design bastante premiado que realmente que se destaca.
A parte onde o café é servido também serve para a evaporação dos gases durante o preparo da bebida, o que contribui para que o resultado final seja excelente. Para coar o café com a Chemex, é preciso usar filtros próprios que são feitos com um papel especial e com um formato único.
O ponto negativo é que seu preço é bem mais alto que os coadores mais tradicionais, mas para um amante de café, esse é um investimento que definitivamente vale a pena.
- Possível refrigerar e reaquecer sem perder o sabor
- Design Incrível
- Material de Altíssima Qualidade
- Pode ser lavado na Lava Louças
- Preço
- Exige Filtro Próprio
Como escolher o melhor coador de café?
Existem algumas características que devem ser levadas em conta na hora da escolha do seu coador de café para garantir que você vai levar um produto que atenda às suas necessidades. Aqui vão algumas dicas para te ajudar:
Qual o material do coador?
Hoje em dia é possível encontrar coadores de café com materiais diferentes. Existem modelos tradicionais de pano, mas também existem os de plástico, de vidro, cerâmica e aço inox, além do filtro de papel.
Cada um possui suas vantagens e desvantagens, o filtro de papel, por exemplo, é descartável e fácil de usar mas pode ser um tanto nocivo para o meio ambiente, já os coadores de metal são mais fáceis de limpar mas podem alterar o sabor do café se não forem limpos corretamente.
O preço também varia de acordo com o material. Na hora de escolher o seu coador de café, é bom pensar se o material tem uma boa durabilidade e na praticidade para limpar o produto.
Qual a forma de uso?
Pode parecer um pouco óbvio, mas é bom pensar em como você pretende usar o seu coador de café. Se você quer ter um suporte para não precisar segurar o filtro na hora do preparo, é bom conferir se o modelo encaixa na sua garrafa térmica. Outra opção é um filtro de pano que já vem com um suporte.
Você pode querer também um coador menor, que seja suficiente para o preparo de apenas uma xícara de café por vez, por exemplo. Ou um com tamanho maior.
Por isso é legal levar em conta a forma que você vai usar seu coador de café, para que ele atenda suas necessidades e preferências.

Qual a capacidade do porta filtro?
A capacidade do porta filtro é uma das características que deve ser levada em consideração para a escolha do seu coador de café. No mercado existem tamanhos diversos para os coadores, você pode encontrar um mini coador que prepara só 100ml de café por vez, ou um coador grande com capacidade de até 1 litro de café.
Leve em conta a quantidade de café que você precisa preparar em sua rotina diária para conseguir escolher dentre as opções de modelos de coadores.
Qual a durabilidade dos modelos?
Como já foi dito anteriormente, existem modelos de diferentes materiais, alguns possuem uma durabilidade maior que outros. Mas os cuidados que você tem com o utensílio também determinam se ele vai durar ou não. As características do material utilizado no seu coador podem influenciar o sabor e o corpo do café.
O coador de pano deve ser trocado após um ou dois meses de uso, mas grande parte do sabor do café vem dos óleos essenciais liberados pela torra, e os filtros de pano permitem que as partículas dos óleos deslizem pelo tecido e dão um corpo marcante para a bebida final.
Já um coador de aço inox ou metal pode durar alguns bons anos, mas pode influenciar na retenção de óleos. Os coadores de vidro e cerâmica podem durar bastante mas podem quebrar facilmente por isso os cuidados devem ser redobrados.
Qual o formato?
Existem modelos de coadores com diferentes formatos, como cone, cesto ou disco. O formato deve ser escolhido de acordo com suas preferências de preparo com o café. Um coador com forma de cone, por exemplo, é melhor para um café expresso.
Qual o preço?
Os preços variam bastante, por isso é bom fazer uma pesquisa de valores para encontrar um bom produto com um custo benefício atraente.

Como cuidar do meu coador de café?
Para garantir que seu produto tenha uma durabilidade maior existem alguns cuidados que devem ser tomados. Diferentes tipos de materiais pedem diferentes tipos de cuidados, por isso trouxemos algumas dicas para você tirar o maior proveito do seu coador de café.
Posso lavar o coador de pano com sabão?
Não! Apesar de muitos brasileiros estarem acostumados a lavar o coador de pano com sabão, essa não é a maneira correta. O melhor é escaldar o coador antes de usar e lavá-lo logo depois de preparar a bebida.
Para lavar, só é necessário usar água fervente. Utilizar sabão ou detergente pode deixar resíduos no coador e acabar alterando o sabor do café na próxima filtragem.
Para guardar seu coador de pano é só mergulhar ele em uma vasilha com água filtrada e manter na geladeira. Lembre-se de trocar a água depois de utilizar o coador.
A água impede que microrganismos se desenvolvam no tecido e impede que o coador absorva partículas que vão deixar sua bebida com gosto de geladeira.
Como lavar o coador de plástico?
Os coadores de café de plástico são os mais populares já que não exigem tantos cuidados e duram bastante tempo. O segredo para manter seu coador intacto por mais tempo é não lavar o utensílio usando a parte verde da esponja.
O que acontece é que lavar o coador com o lado verde da esponja pode arranhar seu produto, tirando seu brilho e fazendo com que o material retenha sujeiras nessas fissuras. O ideal é usar esponjas anti riscos.
É bom também que, de tempos em tempos, você deixe o coador de molho em água com algumas gotas de água sanitária e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Pode deixar algumas horas ou a noite toda.
Isso vai ajudar a tirar manchas, odores e gostos desagradáveis do seu coador.
Como lavar o coador de aço inox?
O coador de aço inox é fácil de limpar, mas existe um detalhe, algumas vezes o modelo não é feito de aço e sim revestido em aço. Por isso, esfregar com a esponja errada ou colocar o produto na lava louças pode acabar expondo o metal inferior, provocando ferrugem.
É preciso conferir se o modelo escolhido é 100% de aço inox antes de comprar; e a limpeza deve ser sempre feita a mão com o lado macio da esponja.
Outro cuidado que se deve tomar é esfregar o coador de aço inox de forma gentil, isso porque a força excessiva pode deslocar peças do coador, como é comum acontecer com a micro malha de alguns modelos.
Como lavar o coador de vidro ou cerâmica?
Por fim, chegou a vez dos coadores de vidro e cerâmica. Eles costumam ser bem resistentes, basta seguir o mesmo padrão de lavagem e usar sempre o lado macio da esponja para lavar a peça.Tenha cuidado ao manusear para não acabar quebrando e sempre escorra bem a água antes de guardar.

Perguntas Frequentes
Como utilizar o coador de vidro corretamente?
É preciso aquecer o coador de vidro antes do uso. Isso vai ajudar a manter a temperatura do café durante o processo de infusão.
Depois, é só adicionar o pó no coador e despejar a água quente fazendo movimentos lentos e circulares.
Quais as vantagens de um mini coador de café?
Suas vantagens são o preço, tamanho e facilidade de transporte.
Existe diferença entre coadores de café e coadores de chá?
Sim. Os coadores de café são feitos para filtrar o pó de café, por isso possuem um filtro mais fino que evita a passagem dos grãos. Já os coadores de chá são feitos para filtrar folhas.
Qual alternativa para coar o café sem um coador?
Se você não tiver um coador tradicional, pode usar um pano de algodão que pode ser colocado em uma xícara ou um copo.
Outra opção é usar um filtro de papel que pode ser dobrado para se ajustar melhor no recipiente.
Quais os tipos de materiais de coadores de café?
Os tipos de materiais de coadores de café vidro, pano, cerâmica, plástico e aço inox. Além do bom e velho filtro de papel.
Cada modelo e material tem suas vantagens e desvantagens, compare as opções apresentadas neste artigo para achar o melhor para você.
Por que preciso ter um coador de café?
É uma boa alternativa pois é confiável, caso seu outro método, como cafeteiras elétricas e manuais, venham a falhar na hora do cafezinho.
Além de ser muito gostoso o ritual de coar o café e ter diversos métodos bem interessantes para explorar.

Conclusão
O melhor coador de café é o V60 Glass da Hario por ser eficiente e prático, além do seu design super atraente. O Hario V60 de cerâmica também é uma opção boa de alta qualidade e beleza. Além do coador de pano Passerini que é super resistente e com uma qualidade inegável.
Trouxemos também outras opções que gostamos muito, neste artigo. Espero que tenhamos te ajudado a encontrar o que melhor atenda suas necessidades!
Obrigada por nos acompanhar, ficamos por aqui. Aproveite seu café e até a próxima!