24 mar 21

WEBINAR “MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO: UMA VISÃO GLOBAL”

Save the date: 27 de abril das 10h00 as 11h30!

Temos o prazer de convidar a todos para participarem do 22º. Seminário anual da Universidade do Café/PENSA, que neste ano terá o formato webinar e o tema Mercado de créditos de carbono: uma visão global.

No seminário serão apresentadas quatro pesquisas:

  • Sistemas agrícolas dos séculos 20 e 21
    • Samuel Ribeiro Giordano
  • Quão eficazes são os mercados de créditos de carbono?
    • Marco Antônio Fujihara
  • Visão geral das políticas e estruturas institucionais sobre as emissões de gases de efeito estufa na UE, China, África
    • Konstantinos Karantininis
  • Métodos de mensuração dos estoques de carbono no solo: agricultura em geral e produção de café
    • Carlos Eduardo Cerri

As apresentações serão em inglês com legenda em português. Após as apresentações haverá debate ao vivo (com tradução simultânea), moderado pelo Prof. Decio Zylbersztajn. Venha debater conosco!

O webinar será transmitido ao vivo pela internet.

Para fazer sua inscrição clique aqui: https://zoom.us/webinar/register/WN_Lz_97IbXRvyM81xve_DdAw

Importante: Para usar a ferramenta de tradução simultânea é necessário ter o programa Zoom meetings instalado.

For additional information in English click here: http://pensa.org.br/eventos/seminar-of-the-universita-del-caffe-brazil-carbon-credits-market-a-global-vision/

SOBRE OS PALESTRANTES:

CARLOS EDUARDO PELLEGRINO CERRI

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri é professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, onde leciona para alunos de graduação e pós-graduação. Ele trabalhou três anos para um projeto internacional financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Global, parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à dinâmica da matéria orgânica do solo em regiões tropicais, emissões de gases de efeito estufa na agricultura, modelagem matemática aplicada à ciência do solo, variabilidade espacial das propriedades do solo e mudanças climáticas globais. Ele é consultor de várias fundações e organizações nacionais e internacionais, bem como governamentais. Ele publicou 1 livro, 35 capítulos de livros e mais de 170 artigos científicos em periódicos. Atualmente é Vice-Presidente do Programa de Pós-Graduação, Vice-Reitor do Departamento de Ciência do Solo, Membro do Comitê de Relações Internacionais, Membro do Comitê de Bolsas de Estudo e Membro da Comissão Consultiva, todos eles da ESALQ/USP. Ele é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, International Humic Substances Society, Soil Science Society of America, American Society of Agronomy e Crop Science Society of America.

KONSTANTINOS KARANTININIS

Konstantinos (Kostas) Karantininis é economista agrícola, professor da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU) em Alnarp, Suécia. Anteriormente, ele foi Professor Na Universidade de Saskatchewan, Canadá, e Professor na Universidade de Copenhagen, Dinamarca; Professor assistente na Panteion University of Athens, Grécia, pesquisador na Wageningen University, Holanda, e pesquisador visitante na UC Berkeley, EUA. Prof. Kostas é bacharel em direito e economia pela Aristotle University of Thessaloniki, Mestre e Doutor pela University of Saskatchewan, Canadá. Ele publicou em revistas internacionais e orientou várias dissertações de doutorado e mestrado na Europa e na África. Sua linha de pesquisa e ensino são sistemas agroindustriais sustentáveis nacionais e internacionais, cooperativas, política agrícola, comércio internacional, desenvolvimento econômico, organização industrial, economia institucional e econometria; na União Europeia, América do Norte e África.

MARCO ANTÔNIO FUJIHARA

Marco Antônio Fujihara é agrônomo, com mais de 35 anos de experiência no setor agrícola e florestal, desenvolve projetos de consultoria e qualificação empresarial nos parâmetros recomendados por Kyoto e nos acordos de Paris desde 1998 para os setores de energia e de base florestal. Foi revisor do WG2 para o IPCC de 2002 a 2009. Conselheiro do CDP – Carbon Disclosure Project,  Conselheiro do CIF – Climate Investment Fund (World Bank and MDBS) e Gestor do Fundo Brasil Sustentabilidade do Programa de Desenvolvimento Limpo do BNDES e Performa/Key de Inovação Tecnológica para Sustentabilidade. Tem atuado junto às Organizações Multilaterais na concepção de Fundos de Investimentos de Impacto Social e Ambiental (Fundo InovaCapital do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID). Atualmente presta serviços em projetos com o Fórum Econômico Mundial na área de pagamento por serviços ambientais no Brasil.

SAMUEL RIBEIRO GIORDANO

O Prof. Samuel Ribeiro Giordano é pesquisador Sênior no PENSA-Centro de Conhecimentos em Agronegócios da Universidade de São Paulo, é Diretor Executivo da Università del caffè Brasil e Professor Titular UDC Trieste. É Doutor em Ciências pela Escola de Geografia da Universidade de São Paulo e possui Pós-Doutorado em Negócios e Sustentabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Possui Certificado Pós-Laurea em Engenharia de Fontes de Energia Renovável pela Universidade Carlo Bó, Urbino Itália. O Prof. Giordano é Fellow do Programa Lead – Liderança para Meio Ambiente e Desenvolvimento patrocinado pela Fundação Rockefeller e tem trabalhado com sustentabilidade e coordenação de agronegócios nos últimos 35 anos.

EQUIPE DA UNIVERSITÀ DEL CAFFÈ BRAZIL:

DECIO ZYLBERSZTAJN

Fundador e presidente do conselho do PENSA. Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, PhD em Economia pela Universidade da Carolina do Norte. Mestre em Economia Agrária pela pela ESALQ-USP. Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

SAMUEL RIBEIRO GIORDANO

Engenheiro Agrônomo ESALQ-USP, Doutor em Ciencias, Geografia Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Pesquisador Senior do PENSA. Full Professor da Università del Caffé.

CHRISTIANE LELES REZENDE DE VITA

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Goiás, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT) da USP e Doutora em Administração pela FEA-USP. Pesquisadora Sênior do PENSA. Full Professor da Università del Caffé.

Esclarecimentos adicionais:  pensa@pensa.org.br

Realização: Università del Caffè Brazil, PENSA, illycaffè, FIA Escola de Negócios e FEA/USP.


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *