05 Maio 20

Pesquisas em café da Università del Caffè Brazil 2013-2017

A Università del Caffè Brazil nasceu em março de 2.000 como resultado de uma parceria entre o PENSA – Centro de conhecimento em agronegócios e a illycaffè, com a missão de gerar e difundir conhecimento na cafeicultura. Alinhada com sua missão, a UdC Brazil gera conhecimentos por meio da produção de pesquisas de interesse para o agronegócio café.

Para celebrar 18 anos de atividades foi publicado o livro: Pesquisa em Café Università del Caffè, 2013-2017!

Esta coletânea de pesquisas tem o propósito de apoiar a difusão dos conhecimentos gerados para a comunidade do sistema agroindustrial do café, adicionando valor a todos seus participantes. São sete pesquisas publicadas:

– A pesquisa em cafeicultura no Brasil: pavimentando o caminho do futuro

– Estudos de caso sobre inovação na cafeicultura brasileira

– Estratégias contratuais de suprimento de cafés de alta qualidade

– Direcionadores de mudança na cafeicultura: passado, presente e desafios futuros

– Avaliação de riscos de contaminação do café por agrotóxicos (2014)

– Possibilidades de diferenciação na produção de café e o comportamento do consumidor

– Secagem do café cereja e cereja descascado, com e sem movimentação e seus efeitos na bebida do espresso

Autoria: Alan Monteiro, Aldir Alves Teixeira, Antonio Carlos Lima Nogueira, Caroline Gonçalves, Christiane Leles Rezende de Vita, Decio Zylbersztajn, Eduardo Eugênio Spers, Luciana Florêncio de Almeida, Gustavo Oliveira, Marcio Reis, Pedro Braga Sotomaior Karam, Regina Teixeira e Samuel Ribeiro Giordano